Nosso site está passando por mudanças!
NotíciasCâmara de Várzea Grande discute implantação da Escola do Legislativo com apoio de instituições de ensino

Câmara de Várzea Grande discute implantação da Escola do Legislativo com apoio de instituições de ensino

Câmara de Várzea Grande estuda criar a primeira Escola do Legislativo do estado em parceria com universidades e IFMT.

01/07/2025 - 10:00

Na manhã desta terça-feira, 1º de julho, a Câmara Municipal de Várzea Grande promoveu uma reunião com representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discutir a proposta de implantação da Escola do Legislativo de Várzea Grande.

Participaram do encontro o professor Rothschild Antunes, coordenador adjunto da UAB/IFMT; a professora Valdirene Cavichioli, coordenadora do Polo UAB de Várzea Grande; e o professor Diogo Bezerra, secretário de Tecnologia Educacional da UFMT. Pela Câmara, estiveram presentes o procurador-geral, Dr. Ismael Alves; o assessor do procurador, Dr. Thiago Coelho; a diretora-geral, Lorinaide Inhan; a primeira-secretária, vereadora Rosy Prado; e o líder da prefeita no Legislativo, vereador Samir Katumata.

A reunião teve como objetivo buscar orientações e apoio técnico das instituições de ensino para a futura estruturação da Escola do Legislativo, que será formalizada por meio de um projeto de lei a ser elaborado pela Mesa Diretora. É uma iniciativa inovadora, sendo a primeira Câmara de Mato Grosso a implantar uma Escola do Legislativo.

Segundo o procurador-geral Ismael Alves, a iniciativa surgiu de um desejo antigo de capacitar os servidores da Casa e oferecer formação política e cidadã à população. “Queremos começar pelos servidores da Câmara, oferecendo cursos básicos sobre legislação, elaboração de pareceres, resoluções e outras competências fundamentais para a atuação no serviço público”, afirmou.

A diretora-geral Lorinaide Inhan explicou que a proposta é criar um espaço físico com laboratório de informática, inicialmente equipado com 20 computadores, que poderá atender tanto aos servidores quanto à comunidade, com cursos presenciais e a distância. “Já temos servidores que demonstraram interesse em capacitações específicas, como Direito e Oratória. A ideia é desenvolver um plano que atenda tanto às demandas internas quanto da população”, destacou.

Durante a reunião, os professores convidados reforçaram a disposição das instituições em colaborar com o projeto, desde a definição da grade curricular até possíveis parcerias futuras, por meio de acordos de cooperação técnica.

O presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, mesmo não estando presente no encontro, já deu aval imediato para a elaboração do projeto de lei. A proposta conta com o apoio da Mesa Diretora e será levada ao plenário para votação, após a finalização da minuta.

A expectativa é que, após a aprovação da proposta, seja realizada uma aula inaugural para marcar oficialmente o início das atividades da Escola do Legislativo.

Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Várzea Grande

Notícia AnteriorPróxima Notícia