Nosso site está passando por mudanças!

Notícias


Tenente Coronel PM Breno Chaves visita a Câmara para discutir estratégias de segurança pública em Várzea Grande e reforçar parcerias institucionais.

Novo comandante do 4º Batalhão faz visita institucional à Câmara de Várzea Grande

A Câmara Municipal de Várzea Grande recebeu, nesta semana, a visita institucional do Tenente Coronel PM Breno Chaves Nogueira. O encontro teve como objetivo dialogar sobre propostas e estratégias voltadas à melhoria da segurança pública e da qualidade de vida da população varzeagrandense.

Durante a reunião, o Tenente Coronel destacou a importância de uma atuação mais integrada entre a Guarda Municipal, os órgãos da prefeitura e a sociedade civil, com ações voltadas ao enfrentamento de problemas recorrentes, como a poluição sonora e as pichações, além de propor uma fiscalização mais firme e constante.

Entre as sugestões apresentadas, estão o fortalecimento de parcerias com comerciantes, vereadores, a prefeitura, CDL e demais setores sociais, visando promover um ambiente mais seguro e organizado para todos.

O presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, reafirmou o compromisso do Legislativo com as causas que impactam positivamente o dia a dia da população. “Nosso papel é construir pontes e apoiar iniciativas que tragam benefícios reais para a cidade. Segurança e ordem pública são prioridades que precisam de união de esforços”, pontuou.

Participaram da reunião os vereadores Alessandro Moreira, Wender Madureira, Rogerinho da Dakar, Enfermeiro Emerson e Carlinhos Figueiredo. Também estiveram presentes os vereadores Adilsinho, Charles da Educação e Raul.

Na ocasião, o vereador Wender Madureira também destacou a importância de apoio às causas relacionadas à proteção animal, área na qual atua fortemente, ressaltando sua admiração e confiança na atuação da Polícia Militar.

A visita reforça o papel da Câmara como espaço de diálogo e construção de soluções, fortalecendo parcerias em prol de uma Várzea Grande mais segura, acolhedora e preparada para os desafios do futuro.

Assessoria de Comunicação - Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 11/07/2025 - 08:30Acessar notícia →
Durante visitas aos bairros de Várzea Grande, vereadora Rosy Prado escutou moradores e acionou o DAE para resolver problemas de abastecimento de água.

Vereadora Rosy Prado visita bairros de Várzea Grande para acompanhar demandas de abastecimento de água

Nesta semana, a vereadora Rosy Prado realizou uma série de visitas aos bairros Jardim Eldorado, Nova Fronteira, Jardim Costa Verde – 3ª Etapa e Jardim das Oliveiras, em Várzea Grande, com o objetivo de ouvir a população, identificar problemas recorrentes e buscar soluções junto aos órgãos competentes.

Durante a agenda, uma das principais demandas apresentadas pelos moradores foi a constante falta de água nas residências. Sensível à situação, a parlamentar acionou imediatamente a equipe técnica do Departamento de Água e Esgoto (DAE), que esteve nos locais para verificar, in loco, os problemas de abastecimento.

“É no olho no olho, na rua, que a gente entende de verdade o que o povo está passando. Estamos aqui para cobrar, apontar soluções e garantir que a população seja ouvida”, afirmou Rosy Prado.

Ela reforçou o compromisso do seu mandato com a presença ativa nos bairros, ouvindo diretamente os moradores e atuando com agilidade para resolver as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

A vereadora destacou ainda que alguns dos problemas são crônicos e exigem intervenções técnicas imediatas. Por isso, o contato direto com o DAE foi fundamental para dar encaminhamento às medidas necessárias e buscar melhorias concretas para os bairros visitados.

Rosy Prado mantém uma atuação marcada pela escuta popular e pela busca de soluções efetivas, reafirmando seu compromisso de estar ao lado da população e presente nas comunidades que mais precisam.

Assessoria de Comunicação - Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 10/07/2025 - 15:00Acessar notícia →
Decisão judicial garante que a Câmara de Várzea Grande mantenha valores do duodécimo recebidos até julgamento definitivo, reforçando a autonomia legislativa.

Câmara Municipal de Várzea Grande assegura duodécimo diferenciado e reforça autonomia até o julgamento definitivo da ADIN

A Câmara Municipal de Várzea Grande, por meio da sua procuradoria municipal, conseguiu a modulação de efeitos em ação direta de inconstitucionalidade proposta pela prefeita municipal para manter os recebimentos do duodécimo até a publicação da ata do julgamento da sentença.

Na prática, a Câmara Municipal manterá todo o valor recebido até a publicação da ata, sem precisar devolvê-lo ao poder executivo. Essa decisão garante recursos para a continuidade das obras, investimentos e os serviços públicos prestados pela Câmara Municipal.

O procurador-geral da Câmara, Dr. Ismael Alves, afirmou que a decisão é justa e reforça a liberdade e autonomia do parlamento. Segundo ele, “é uma grande vitória para o município de Várzea Grande, pois a decisão judicial, ao modular os seus efeitos, garante a autonomia do poder legislativo e a independência perante o poder executivo”.

O presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira, também se manifestou sobre a decisão:
“Essa decisão representa uma vitória importante para o Legislativo de Várzea Grande. Nosso duodécimo é uma ferramenta fundamental para o funcionamento do nosso trabalho e para a implementação de políticas públicas que beneficiam toda a população. A autonomia do Legislativo é essencial para que possamos exercer nossas funções com independência e responsabilidade, garantindo que os recursos utilizados tenham um impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. A Câmara brigou e conseguiu assegurar seus direitos, mantendo o compromisso de servir a sociedade com transparência e dedicação.”

A partir da publicação da ata, a decisão terá efeitos ex nunc, ou seja, efeitos futuros, assegurando os valores já recebidos pela Câmara Municipal.

A ação proposta pela prefeita foi julgada procedente após manifestação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que concordou com a modulação dos efeitos da decisão, tendo o apoio do Poder Executivo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 10/07/2025 - 20:00Acessar notícia →
Trabalho remoto na Câmara de Várzea Grande é prorrogado até 1º de agosto devido à mudança de sede e obras em andamento.

Câmara de Várzea Grande prorroga regime de home office até 1º de agosto durante mudança de sede

A Câmara Municipal de Várzea Grande prorrogou o prazo de trabalho remoto adotado para alguns setores do legislativo municipal, em decorrência da mudança para a nova sede do Poder Legislativo. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 84/2025, publicada no dia 9 de julho.

Conforme o documento, os efeitos da Portaria nº 79/2025 – que havia estabelecido o regime de home office por 15 dias – ficam estendidos até o dia 1º de agosto de 2025. A decisão considera a continuidade das obras e a necessidade de assegurar a segurança dos servidores durante o período de transição.

Os setores que permanecem em home office são: Cerimonial, Gabinetes dos Vereadores, Controladoria e Diretoria Legislativa. Além disso, seguem suspensos os atendimentos presenciais nas dependências da Câmara, tanto no setor administrativo quanto nos gabinetes parlamentares.

A nova portaria também estabelece que os demais setores, que não foram contemplados na portaria anterior, deverão atuar em regime de revezamento, mantendo a prestação dos serviços essenciais ao funcionamento do Poder Legislativo.

A prorrogação foi assinada pelo presidente da Casa, vereador Wanderley Cerqueira, e pela secretária Rosemary de Souza Prado, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos servidores durante o processo de mudança.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 09/07/2025 - 08:00Acessar notícia →
Vereador Caio Cordeiro anuncia licença-paternidade após o nascimento de seu filho Efraim, e recebe felicitações da população e da Câmara.

Vereador Caio Cordeiro comunica licença-paternidade após o nascimento do filho

O vereador Caio Cordeiro (PL), da Câmara Municipal de Várzea Grande, anunciou que se afastará temporariamente das atividades parlamentares para usufruir do período de licença-paternidade, conforme previsto na legislação.

O afastamento ocorre em razão do nascimento de seu primeiro filho, Efraim Cordeiro, ocorrido na última quarta-feira, 3 de julho. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar compartilhou o momento ao lado da esposa, Mirian, destacando a importância da nova fase vivida por sua família.

“Mesmo nos momentos em que achamos que não iríamos conseguir, Deus conduziu tudo de maneira perfeita, nos surpreendendo com Sua fidelidade e cuidado”, declarou o vereador em mensagem publicada nas redes sociais.

O nome do recém-nascido, conforme explicou Caio, significa “frutífero” e “duplamente abençoado”. A chegada de Efraim foi celebrada por familiares, amigos, colegas de Câmara e seguidores, que enviaram mensagens de carinho e felicitações à família.

Durante o período de afastamento, o vereador informou que continuará acompanhando, dentro das possibilidades, as demandas do gabinete e os assuntos de interesse da população várzea-grandense.

Eleito em 2024, Caio Cordeiro é um dos vereadores mais jovens da atual legislatura e tem atuado com foco na valorização da comunidade local.

A Câmara Municipal de Várzea Grande parabeniza o vereador e sua família pelo nascimento de Efraim e deseja saúde e alegrias nesta nova etapa.

Notícias
Atualizado em 07/07/2025 - 11:00Acessar notícia →
Presidente Wanderley Cerqueira articula junto à Receita Federal para buscar apoio na estruturação da nova sede da Câmara de Várzea Grande.

Presidente da Câmara de Várzea Grande visita Receita Federal para fortalecer laços institucionais

Na manhã do último dia 2 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira, esteve na Receita Federal acompanhado dos vereadores Kleberton Feitoza e Samir Katumata, além do diretor administrativo da Casa, Ney Provenzano. A comitiva foi recebida pelo delegado da Receita Federal em Mato Grosso, Gelson José Schwendler, para tratar sobre a viabilização de recursos e apoio institucional voltados à estruturação da nova sede do Poder Legislativo municipal.

Durante o encontro, o presidente apresentou detalhes do projeto e ressaltou a importância da nova estrutura para garantir mais eficiência administrativa e melhor atendimento à população várzea-grandense. O delegado Gelson Schwendler se comprometeu a analisar as possibilidades de apoio por parte da Receita Federal e verificar de que forma poderá contribuir com a iniciativa.

A visita faz parte de uma série de articulações que vêm sendo feitas pelo presidente Wanderley Cerqueira para viabilizar parcerias institucionais em prol da modernização da estrutura legislativa de Várzea Grande.

Assessoria de Comunicação – Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 03/07/2025 - 11:00Acessar notícia →
Vereadores participam da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, reforçando o compromisso com políticas públicas para as famílias de Várzea Grande.

Câmara participa da 11ª Conferência de Assistência Social de Várzea Grande e reforça compromisso com políticas públicas voltadas à população

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Várzea Grande contou com a participação de vereadores da Câmara Municipal, que acompanharam as discussões e reafirmaram o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento das políticas públicas sociais no município. O evento reuniu representantes de diversas entidades e da sociedade civil com o objetivo de propor reformulações e avanços no sistema de assistência social.

O vereador Samir Katumata, líder da Prefeitura na Câmara, destacou a importância da conferência e das propostas apresentadas por entidades sociais. “Acompanhamos com atenção as sugestões trazidas, inclusive de lideranças como a presidente da Sociedade dos Catadores, Cidinha. Vamos discutir essas ideias e levá-las para a Câmara. Estávamos eu, o vereador Charles e o vereador Alessandro presentes e nos comprometemos em transformar essas iniciativas em ações concretas. Além disso, com apoio da Prefeitura, através de um empreendimento que está vindo para cidade, estamos viabilizando a construção de um novo centro de convivência no antigo centro comunitário, que irá atender a população das regiões da Construmat, Alameda, Manga e grande Cristo Rei”, afirmou.

Já o vereador Charles da Educação enfatizou sua experiência na área social e o carinho especial que tem pela Secretaria de Assistência Social. “Já atuei como professor e servidor dos CRAS, por isso conheço de perto o trabalho da assistência. Essa conferência é um momento único para ampliar as políticas públicas que chegam à população. Sabemos da importância dos serviços prestados nos CRAS e centros de convivência, e precisamos ampliar esse suporte às famílias que mais necessitam”, defendeu.

O vereador Alessandro Moreira também reforçou o compromisso da Câmara com a área social e elogiou a gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli. “Estamos aqui não para fazer um ‘feijão com arroz’, mas sim um trabalho diferenciado. A mensagem do Executivo com proposta de projeto de lei para a Secretaria de Assistência Social será analisada com muito carinho. A gestão atual tem mostrado compromisso real com a população, indo além de medidas paliativas. A assistência social não pode se limitar à entrega de cestas básicas, ela precisa ser efetiva e estruturante. A Câmara está pronta para honrar esse compromisso com os várzea-grandenses”, declarou.

A 11ª Conferência reforça o diálogo entre Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil, com o objetivo de construir uma política de assistência social cada vez mais efetiva e humanizada em Várzea Grande.

Assessoria de Comunicação - Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 03/07/2025 - 15:00Acessar notícia →
Câmara de Várzea Grande estuda criar a primeira Escola do Legislativo do estado em parceria com universidades e IFMT.

Câmara de Várzea Grande discute implantação da Escola do Legislativo com apoio de instituições de ensino

Na manhã desta terça-feira, 1º de julho, a Câmara Municipal de Várzea Grande promoveu uma reunião com representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discutir a proposta de implantação da Escola do Legislativo de Várzea Grande.

Participaram do encontro o professor Rothschild Antunes, coordenador adjunto da UAB/IFMT; a professora Valdirene Cavichioli, coordenadora do Polo UAB de Várzea Grande; e o professor Diogo Bezerra, secretário de Tecnologia Educacional da UFMT. Pela Câmara, estiveram presentes o procurador-geral, Dr. Ismael Alves; o assessor do procurador, Dr. Thiago Coelho; a diretora-geral, Lorinaide Inhan; a primeira-secretária, vereadora Rosy Prado; e o líder da prefeita no Legislativo, vereador Samir Katumata.

A reunião teve como objetivo buscar orientações e apoio técnico das instituições de ensino para a futura estruturação da Escola do Legislativo, que será formalizada por meio de um projeto de lei a ser elaborado pela Mesa Diretora. É uma iniciativa inovadora, sendo a primeira Câmara de Mato Grosso a implantar uma Escola do Legislativo.

Segundo o procurador-geral Ismael Alves, a iniciativa surgiu de um desejo antigo de capacitar os servidores da Casa e oferecer formação política e cidadã à população. “Queremos começar pelos servidores da Câmara, oferecendo cursos básicos sobre legislação, elaboração de pareceres, resoluções e outras competências fundamentais para a atuação no serviço público”, afirmou.

A diretora-geral Lorinaide Inhan explicou que a proposta é criar um espaço físico com laboratório de informática, inicialmente equipado com 20 computadores, que poderá atender tanto aos servidores quanto à comunidade, com cursos presenciais e a distância. “Já temos servidores que demonstraram interesse em capacitações específicas, como Direito e Oratória. A ideia é desenvolver um plano que atenda tanto às demandas internas quanto da população”, destacou.

Durante a reunião, os professores convidados reforçaram a disposição das instituições em colaborar com o projeto, desde a definição da grade curricular até possíveis parcerias futuras, por meio de acordos de cooperação técnica.

O presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, mesmo não estando presente no encontro, já deu aval imediato para a elaboração do projeto de lei. A proposta conta com o apoio da Mesa Diretora e será levada ao plenário para votação, após a finalização da minuta.

A expectativa é que, após a aprovação da proposta, seja realizada uma aula inaugural para marcar oficialmente o início das atividades da Escola do Legislativo.

Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 01/07/2025 - 10:00Acessar notícia →
Vereador Sardinha solicita ao DAE informações completas sobre a frota e os contratos dos caminhões-pipa que prestam serviço à autarquia.

Câmara Municipal aprova requerimento do vereador Sardinha sobre contratos de caminhões-pipa do DAE

Durante a sessão ordinária da última quarta-feira (18), o plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou o Requerimento nº 87/2025, de autoria do vereador Cleyton Nassarden (Sardinha), que solicita ao Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) o envio de informações detalhadas sobre os caminhões-pipa utilizados na execução dos serviços contratados pelo órgão.

No documento, o parlamentar requer a relação dos 14 caminhões-pipa mencionados recentemente pelo presidente do DAE, Coronel Zilmar Dias, durante participação na Câmara. Entre as informações solicitadas estão: a identificação dos veículos, os nomes das empresas responsáveis pelos caminhões e os comprovantes de pagamento referentes aos meses de março, abril e maio deste ano.

“Até o momento não temos conhecimento oficial sobre quais são esses caminhões, a quantidade exata e a que empresas pertencem. Por isso, estou solicitando toda a documentação para que possamos ter transparência sobre esse contrato”, destacou o vereador Sardinha durante a discussão da matéria.


Ana Karoline Conrado
Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Várzea Grande
Notícias
Atualizado em 24/06/2025 - 11:00Acessar notícia →
Página 1 de 14